
O ciúme é uma forma de manipulação e chantagem emocional, pela vitimização, procurando infligir o sentimento de culpa ou revestir-se de despeito por algum ressentimento.
Depende do que considerarmos o que se chama "submissão activa" (consentida ou assumida). Há quem só conceba alguém na sua vida, se esse alguém a dominar.
Mas esta submissão pode também ser uma subtil forma de controlo..uma espécie de "alugar meio campo" em linguagem futebolística, deixar o outro iludir-se na vã glória do domínio..e o caçador torna-se a presa.
Nem uma nem outra parecem formas saudáveis - sentir ciúmes ou provocar ciúmes, de viver uma relação. É uma arma e é desnecessária, pois uma relação não é uma guerra.
É incompreensível. Para quem o sente porque não é admissível, para quem o promove porque é uma manifesta idiotice. É pretender culpar o outro por não ser o que nós queremos que seja, ou projectar em alguém uma falência nossa, que só nós podemos resolver e ultrapassar.
Porque na pratica é insegurança, chantagem emocional, amor obsessivo. É também traição por supor confiança não retribuída, é um bilhete de ida à fava...